Rinoplastia Secundária
Rinoplastia secundária é quando o nariz já foi submetido a algum procedimento cirúrgico prévio (rinoplastia primária, septoplastia, trauma) ou mesmo procedimento minimamente invasivo que possa ter levado a algum grau de fibrose (preenchimentos ou fios de tração).
Dado ao grau de fibrose a dissecção do nariz se torna mais trabalhosa e o tempo cirúrgico se extende. Se houver cartilagem septal residual podemos utilizá-la para a confecção dos enxertos estruturais. Caso contrário deveremos utilizar enxerto de cartilagem costal para a confecção dos mesmos. Por isso uma rinoplastia secundária nunca deve ser subestimada, por menor que tenha sido o procedimento prévio.
Um nariz pode necessitar de revisão por fatores estéticos ou funcionais:
Estéticos:
- ressecção exagerada do dorso
- deformidade em V invertido
- irregularidades do dorso
- fratura assimétrica
- assimetria de ponta
- elevação exagerada da ponta
- feminilização do nariz masculino
- rinomodelação mal indicada (cada vez mais comum)
Funcionais:
- insuficiência de válvula nasal
- desvio septal
- hipertrofia de cornetos
Utilizamos os mesmo princípios da Rinoplastia Estruturada. O diferencial está no grau de fibrose mais intenso e mais trabalhoso e na confecção dos enxertos estruturais, que podem necessitar de cartilagem costal.
Onde ficam localizadas as cicatrizes?
A localização da cicatriz é na columela e internamente às asas nasais, extremamente discretas. Em casos especiais, quando as asas nasais são muito abertas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face, que com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.
Na necessidade do enxerto de cartilagem costal uma cicatriz no tórax de 2 cm (no sulco inframamário) deverá ser realizada.
Qual o tipo de anestesia indicado?
A melhor anestesia é a geral, que permite maior conforto para o paciente.
Como ficará minha respiração após a cirurgia?
Com a utilização do splint nasal de silicone o paciente frequentemente sai da cirurgia respirando. A depender do edema nasal e da quantidade de secreção pode haver leve desconforto, mas obstrução completa atualmente é rara.
Em quanto tempo terei o resultado cirúrgico definitivo?
Nas primeiras semanas o paciente já percebe boa parte do resultado da cirurgia. Contudo o edema da rinoplastia secundária pode ser maior e demorar mais tempo a ceder. O resultado final pode se apresentar apenas com 1 ano do procedimento.
Quanto tempo demora a cirurgia?
Geralmente 5 a 6 horas.
Qual o tempo de internação?
RInoplastia é uma cirurgia ambulatorial. O paciente com frequência vai embora no mesmo dia. Internações apenas se a cirurgia terminar tarde ou se houver algum mal-estar no pós-operatório imediato.
São utilizados curativos?
Sim, após o término da cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com um molde de plástico, chamado aquaplast. Internamente utilizamos o splint nasal de silicone que permite a respiração normalmente. Depois de retirado o aquaplast, um curativo de micropore é deixado por mais 7 dias.
Podem acontecer sangramentos no pós-operatório?
Pode ocorrer um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é mantido para aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.
Há dor no pós-operatório?
Geralmente não. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados.
Existem riscos nessa cirurgia?
Nenhum procedimento cirúrgico é isento de risco, mas raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Sempre procuramos preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório diminuindo, assim, os riscos do procedimento.
Em que posição deverei dormir nos primeiros dias?
Sempre com a cabeça discretamente elevada (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente).
Quando poderei tomar sol?
Após o desaparecimento das equimoses (manchas roxas) que eventualmente podem ocorrer.
Qual a evolução pós-operatória?
O edema (inchaço), "manchas" roxas, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês do pós-operatório.
Recomendações PRÉ-OPERATÓRIAS:
- Comunicar-se conosco antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta;
- Internar-se no hospital indicado, em jejum de 8 horas inclusive de água;
- Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.
Recomendações PÓS-OPERATÓRIAS:
- Obedecer à prescrição médica (receita);
- Evitar esforços por 15 dias;
- Evitar abaixar a cabeça para evitar inchaço e sangramentos;
- O inchaço e o roxo são piores do 2° ao 4° dias. Portanto não se assuste;
- Manter o molde externo por 7 a 10 dias. Se cair retornar ao consultório para reposicioná-lo;
- Compressas frias auxiliam na redução do edema;
- Não usar óculos, até que seja autorizado;
- Evitar sol até que todas as manchas roxas tenham desaparecido;
- Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado);
- Tire conosco quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.
voltar