Rinomodelação

Tendência cada vez mais crescente é a utilização de preenchedores de ácido hialurônico para o embelezamento do nariz.
Utilizando-se a técnica dos MD Codes, com uso de ácido hialurônico de média densidade, podemos tratar pequenas alterações de ponta e dorso para a harmonização e embelezamento nasal.


Importante salientar que o procedimento não é definitivo (durabilidade de 1 a 2 anos) e utilizado em situações específicas:

  • pequenas alterações de ponta e dorso
  • assimetrias leves
  • impossibilidade de cirurgia
  • ausência de tempo hábil para recuperação de uma rinoplastia
  • ausência de queixas respiratórias


A maioria dos narizes necessitam de redução de estruturas (redução do dorso, da base e refinamento da ponta), que são conseguidos somente com a rinoplastia. A rinomodelação irá levar a um aumento das estruturas, portanto deve ser muito bem indicada.

Por mais que pareça simples, o nariz apresenta inúmeros vasos e anastomoses, sendo que o risco de obstrução dos mesmos é grande, com consequências graves, como a necrose da ponta nasal. Portanto sempre realize o procedimento com cirurgião plástico ou dermatologista habilitado.

Outro ponto a ser lembrado é que uma vez realizada a rinomodelação, se o paciente não ficar satisfeito podemos utilizar a hialuronidase para eliminar o ácido aplicado. A rinoplastia deve ser feita somente após a reabsorção completa do ácido hialurônico ou após a utilização da hialuronidase.

voltar